Teresina – Floresta Fóssil no Rio Poti


Imagem: Iphan

A Floresta Fóssil no Rio Poti, em Teresina-PI, é um sitio natural datado da era paleozoica (período permiano), onde troncos permineralizados permanecem em posição vertical.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Floresta Fóssil no Rio Poti
Localização: Teresina-PI
Número do Processo: 1510-T-2003
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscrito em 11/07/2017

Descrição: O Parque Floresta Fóssil situado no município de Teresina, localizado na Bacia Sedimentar do Parnaíba, sobre rochas sedimentares das Formações Piauí e Pedra de Fogo. Se dispersa em ambas as margens do Rio Poti, abrangendo uma área de aproximadamente 9.000 m², (IBGE) é um sitio natural datado da era paleozoica (período permiano), onde troncos permineralizados permanecem em posição vertical (posição de vida) fazendo parte dos sedimentos que constituem a formação geológica denominada Pedra de Fogo da Bacia do Parnaíba, que possui aproximadamente 238 milhões de anos. Os caules fossilizados encontrados na formação Pedra de Fogo demonstram que no passado existia uma imensa floresta tropical no território piauiense (SANTOS; CARVALHO; 2004). O que denominamos Formação Pedra de Fogo são as camadas constituídas de arenitos, siltitos, argilitos, margas, silexitos e lentes de calcários.
Fonte: Secretaria de Estado da Cultura.

FUNDAC – Fundação Cultural do Piauí
Nome Atribuído: Floresta Fóssil do Rio Poti
Localização: Margens direita e esquerda do rio Poti, cerca de 1.200m à montante da ponte que une os bairros Ilhotas e dos Noivos – Teresina-PI
Resolução de Tombamento: Nº 9.885
Publicação no Diário Oficial: Nº 50, de 16/03/1998
Livro do Tombo: Nº insc. 34, de 29/04/1998
Uso Atual: Parque Municipal

Descrição: Os exemplares da Floresta Fóssil do rio Poti apresentam-se sob a forma de troncos que afloram nas águas do rio. Estão inseridos no pacote rochoso denominado Formação Pedra de Fogo, datado do Permiano (aproximadamente 200 milhões de anos).
Ocorrem numa área 8.960m², num total de 60 unidades, com dimensões variadas. Encontram-se em bom estado de conservação, com suas estruturas internas bastante visíveis.
A floresta fossilizada constitui-se exemplo de grande raridade pela posição de vida da maioria dos troncos.
Fonte: Fundac.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan – Plano de Gestão
DPNC
Secretaria de Estado da Cultura
Vasconcelos
Quaresma; Cisneros
Wikipedia
Fundac
BNB


3 comments

  1. Gualberto de Sousa |

    Por volta de 1977-78 fui com minha família morar no Parque Piauí. Uma de nossas diversões era tomar banho no Rio Poty. Íamos pelo bairro Bela Vista, passávamos pela mata até atingir a margem do rio, mais ou menos à altura da Curva São Paulo, no bairro Dirceu. Bem próximo à margem sempre víamos estes troncos fossilizados. Ainda bem moço e com pouca informação não sabia o valor deste troncos fósseis, apesar de ficar sempre admirado com aquilo.
    Nâo sei se o Parque Floresta Fóssil abrange aquela região. O fato é que muito daquilo se perdeu para, talvez, se transformar em alicerces na construção de casas.

    1. Gualberto de Sousa |

      Olhando o mapa, vi que a região a que me referi fica realmente bem distante do Parque Floresta Fóssil. Portanto, as perdas podem ter sido ainda bem maiores do que, superficialmente, calculei.

      1. Anna Beatriz |

        O parque e apenas um local para tentar proteger os fosseis, mas possui mais fosseis pelo percurso do Rio. Quando puder vá no Centro de Educação Ambiental, procure uma pessoa no CEA pra lhe guiar pelo parque e ter uma bela experiência e descobrindo um pouco mais sobre o passado.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.