Vila Bela da Santíssima Trindade – Ruínas da Igreja da Matriz


Imagem: Pedro Spoladore

As Ruínas da Igreja da Matriz da cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade representam as ruínas da antiga capital da província do Mato Grosso, situada no extremo oeste do Estado, às margens do Rio Guaporé.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Ruínas da Igreja da Matriz de Vila Bela da Santíssima Trindade, situadas na quadra delimitada pela R. Municipal ou dos Mercadores, pela Travessa do Palácio, pela R. Dr. Mário Correa ou do Fogo e pela Travessa nº 4, ou de Trás do Palácio, e Ruínas do Palácio dos Capitães Generais
Localização: Vila Bela da Santíssima Trindade-MT
Número do Processo: 877-T-1973
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 06/1988

Descrição: Trata-se das ruínas da antiga capital da província do Mato Grosso, situada no extremo oeste do Estado, às margens do rio Guaporé. Região descoberta em 1730, logo o governo português percebeu a importância de conservar as jazidas de ouro e a possibilidade de introduzir manufaturas anglo-portuguesas no Peru construindo na fronteira, ao longo do rio, uma rede administrativa e militar destinada a rechaçar eventuais ataques dos espanhóis. Esta rede, ao longo do Guaporé, se comunicaria com o Pará através de Guajará-Mirim e o rio Amazonas.
Fundada em 17 de março de 1752, para a fixação de um núcleo urbano na fronteira ocidental, permaneceu como capital até 1820, quando esta foi transferida para Cuiabá. Em 1752 o governador Rolim de Moura e comitiva chegaram ao povoado e, em 1771, foi iniciada a construção da Matriz da Santíssima Trindade. Tem-se notícias que, em 1775, houve uma primeira reconstrução face a desmoronamento anterior, seguida de outra em 1793.
No início do século XX, quando o Gal. Rondon passou pela região, a Matriz ainda estava de pé assim como o Palácio dos Generais localizados, ambos, em uma grande praça no centro de Vila Bela. Pouco a pouco, ambos os edifícios foram se deteriorando e a Matriz ganhou o aspecto de ruínas, com seus espessos muros de taipa de pilão sendo, pouco a pouco, destruídos pelas intempéries. O Palácio teve melhor sorte pois foi recuperado na década passada e, hoje nele funciona a Prefeitura Municipal. As proporções da Matriz são avantajadas para a cidade, e o Palácio é uma construção térrea, mais parecendo uma morada senhorial que verdadeiramente um Palácio.
As ruínas da Igreja Matriz da Santíssima Trindade constituem um marco histórico da expansão colonial portuguesa. Mostram paredes em adobes de extraordinária espessura e alicerces com embasamento de cantaria em pedra canga. A matriz nunca chegou a ser concluída, provavelmente, por ter sua construção iniciada no período da decadência de Vila Bela. Fotos de 1905 de uma das expedições do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon atesta o fato. Rondon alcançou a matriz ainda de pé e assim a descreveu: ” A Igreja Matriz da Santíssima Trindade é um edifício muito alto ainda não concluído, faltando o frontispício e as duas torres, cuja construção fora apenas iniciada. O seu fundamento é de pedra canga, o pedestal e parte das paredes na altura deste são de cantaria da mesma pedra. Só a parte superior das paredes é de adobes (tijolos crus) sendo estes da largura de 1,50 m”.
Fonte: Iphan.

Descrição: As ruínas da Igreja Matriz da Santíssima Trindade constituem um marco histórico da espansão colonial portuguesa. Mostram paredes em adobes de extraordinária espessura e alicerces com embasamento de cantaria em pedra canga. A matriz nunca chegou a ser concluída, provavelmente, por ter sua construção iniciada no período da decadência de Vila Bela.
Fonte: Governo do Estado.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS

MAIS INFORMAÇÕES:
Projeto Fronteira Ocidental – fase 1
Projeto Fronteira Ocidental – fase 2
Atividades em Quadras – Projeto Fronteira Ocidental
Levantamento Geofísico – Projeto Fronteira Ocidental
Ações de Comunicação – Projeto Fronteira Ocidental
Área Tombada – Projeto Fronteira Ocidental
Cadastro de Sítios Arqueológicos – Projeto Fronteira Ocidental
Mídia – Projeto Fronteira Ocidental
Biografia Joaquim Marcelo Profeta da Cruz – Projeto Fronteira Ocidental – fase 4
Monumento, p. 449
Patrimônio de Influência Portuguesa

Patrimônio de Influência Portuguesa
Governo do Estado
Wikipedia


2 comments

  1. Walter Campos de Oliveira |

    É lamentável a gente que mora em Vila Bela, ver como era bonita a igreja matriz, e realmente só ficou a ruinas de poucas partes dela, mas hoje a prefeitura não funciona no antigo palácio do cap. generais, até pouco tempo era o museu, mas foi transferido para outro lugar.

  2. Sonia Regina de Almeida |

    Eu em 1983 fiz historia em Vila Bela depois de 200 anos foi realizado o meu casamento nesta ruina que coisa mais linda foi este dia 30 de junho de 1983

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.