Corumbá – Forte Junqueira


Imagem: Câmara Municipal

O Forte Junqueira, em Corumbá-MS, foi construído logo após a Guerra do Paraguai (1871) em uma área privilegiada, de onde se avista o Rio Paraguai e a paisagem pantaneira.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Conjunto das Fortificações Brasileiras – Forte Junqueira
Localização: Corumbá-MS
Número do Processo: 1613-T-2010
Livro do Tombo Histórico: Inscrição homologada

Descrição: Foi construído logo após a Guerra do Paraguai (1871) em uma área privilegiada, de onde se avista o Rio Paraguai e a paisagem pantaneira. Os 12 canhões de 75 mm pertencentes ao forte foram fabricados pela indústria inglesa Fried Krupp, por volta de 1872, e nunca foram usados. As paredes do forte são de calcário e têm três metros de espessura.
Está situado dentro do 17º Batalhão de Caçadores. O nome homenageia o Ministro da Guerra na época, José de Oliveira Junqueira, falecido em 1887. A visitação pode ser realizada com autorização.
Fonte: Prefeitura.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Fortalezas
IFMS


2 comments

  1. Francisco |

    Muita decepção com atendimento nesse local. Fui visitar pela manhã, me disseram que voltasse a partir das 13:30. Quando retornei, outra informação… disseram que não tinha ninguém disponível para acompanhar… questionei, aí veio outra informação, que teria visitas só no fim de semana. Uma total falta de respeito ao turista, falta de boa vontade… INDIGNADO!!!!

  2. Ótimo atendimento dos militares. O local é lindo tem uma vista maravilhosa do Rio Paraguai, riquíssimo em historia, vale muito a pena conhecer!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.