Ouro Preto – Ponte de Antônio Dias


Imagem: Google Street View

A Ponte de Antônio Dias, em Ouro Preto-MG, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Ponte de Antônio Dias
Localização: Bairro de Antônio Dias – Ouro Preto – MG
Número do Processo: 430-T
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 377, de 19/06/1950
Observações: Esta ponte liga a Praça Tiradentes à subida da Ladeira do Vira-Saia (ou Vira-e-Sai), no Bairro de Antônio Dias.

Descrição: Situada no Largo de Dirceu, sobre o Córrego da Sobreira, suas obras foram arrematadas por Manoel Francisco Lisboa, em 11 de outubro de 1755. Estas deveriam obedecer à planta e risco, conforme o estabelecido em contrato, com parapeito, cruz e arcos de itacolomito e paredes de pedra e cal, maciças e seguras. A inexistência de elementos documentais impossibilita o devido esclarecimento, pelo menos parcial, das etapas de sua construção. Sabe-se que, posteriormente, Manoel Francisco Lisboa, por Termo de Cessão, transferiu o direito de arrematação para Antônio da Silva Erdeiro, sendo seus fiadores João Amorim Pereira e Isidoro Leite Esquerda. A Ponte de Antônio Dias compõe-se de dois paredões interrompidos por dois arcos plenos, tendo ao centro, um pequeno terreno circular, cruz de cantaria sobre acrotério de forma complexa. O muro parapeito é em pedra aparelhada. A água só corre sob um dos arcos.
Texto extraído de: SIMÕES, Josanne Guerra & FURTADO, Júnia Ferreira. Ouro Preto Revisitada: roteiro histórico de seus monumentos esquecidos. UFMG 1981.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS

MAIS INFORMAÇÕES:
Patrimônio de Influência Portuguesa


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.