Palmeiras – Morro do Pai Inácio


Imagem: GAP

O Morro do Pai Inácio, em Palmeiras-BA, foi tombado por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Conjunto Paisagístico do Morro do Pai Inácio
Localização: Parque Nacional da Chapada Diamantina – Palmeiras-BA
Número do Processo: 1356-T-1995
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscr. nº 120, de 05/05/2000

Lenda: Na época da escravidão, um escravo, de nome Inácio, se apaixonou pela a filha de seu senhor, um coronel poderoso e rico proprietário de garimpos na Chapada Diamantina. Inácio era um escravo forte, belo e cobiçado por várias das escravas, motivo pelo qual teve várias filhos com diferentes mulheres. A paixão pela sinhazinha branca foi retribuída e os dois iniciaram um romance secreto, aproveitando da confiança que o coronel tinha em Inácio e, portanto, da sua proximidade com a família.
O coronel descobriu o romance e, furioso, mandou vários de seus capangas caçarem o escravo para mata-lo. Em fuga, Inácio procurou guarida no topo de um alto morro da região. Os capangas o acompanharam e o deixaram sem escapatória, pois uma vez no topo do morro, não havia outra via de saída senão um altíssimo abismo. Inácio, que na fuga havia pegado a sombrinha da sinhazinha como última lembrança de seu amor, saltou do topo do morro bem em frente aos olhos dos capangas e, durante o salto, abriu a sombrinha da amada.
Alguns contam que a sombrinha funcionou como um pára-quedas e, por isso, Inácio chegou à base do morro são e salvo e que foi visto correndo por vales próximos, para nunca mais ser encontrado. Outros acreditam que Inácio conhecia muito bem aquele morro e que o salto fora somente encenação, que teria se escondido em fendas existentes poucos metros abaixo do topo e, depois que os capangas consideraram que as buscas eram desnecessárias ele pôde sair do morro pelo mesmo caminho de acesso. Nessa versão, Inácio teria conseguido fugir com sua amada durante a noite para nunca mais serem encontrados.
Fonte: GAP.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS 1
PANORAMA 360 GRAUS 2
PANORAMA 360 GRAUS 3
PANORAMA 360 GRAUS 4

MAIS INFORMAÇÕES:
GAP


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.