Mata de São João – Casa da Torre de Garcia d’Ávila e Capela de Nossa Senhora da Conceição


Imagem: Eduardo ALRocha

A Casa da Torre de Garcia d’Ávila e a Capela de Nossa Senhora da Conceição, em Mata de São João-BA, foram tombadas por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Casa da Torre de Garcia d’Ávila e Capela de Nossa Senhora da Conceição
Outros Nomes: Torre de Garcia d’Ávila; Castelo de Garcia d’Ávila
Localização: Praia do Forte – Mata de São João-BA
Número do Processo: 128-T-1938
Livro do Tombo Belas Artes: Inscr. nº 43, de 30/04/1938
Observações: O tombamento inclui a capela de Nossa Senhora da Conceição e toda a área desde a elevação onde se encontra o monumento até a orla marítima, na Enseada de Tatuapara.

Descrição: Garcia d’Ávila chegou à Bahia em 1549, juntamente com Tomé de Sousa. Em 1551 estabelece-se em Tatuapara, Mata de São João onde levanta a primeira casa ou torre e a atual capela. Em 1624, herdeiros de Garcia d’Ávila concluem o corpo principal da casa, torre. Em 1833 foram extintos os morgados no país e, em consequência, o castelo foi abandonado. Edifício hoje reduzido a ruínas, considerado por muitos autores como a residência particular mais monumental do seu tempo de que se tem memória nas Ámericas. Seu partido em “U”, sua fachada simétrica, as compridas galerias e portas “en enfilarde” são de influência renascentista. O corpo central da casa possui 3 pavimentos, enquanto as duas alas, com menos um pavimento, erguem-se sobre arcadas. Construtivamente, distingue-se duas partes: uma formada pela capela e três salas contíguas em alvenaria de tijolo e recoberta por abóbadas do mesmo material e o resto do conjunto constituído por muros de alvenaria de pedra de época posterior. Não há vestígios de que tenha existido uma torre no corpo da casa.
Fonte: Iphan.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS 1
PANORAMA 360 GRAUS 2
PANORAMA 360 GRAUS 3
PANORAMA 360 GRAUS 4
PANORAMA 360 GRAUS 5

MAIS INFORMAÇÕES:
Vilmar Francisco Mayer
Patrimônio de influência portuguesa
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.