Penedo – Igreja de Nossa Senhora da Corrente


Imagem: Google Street View

A Igreja de Nossa Senhora da Corrente, em Penedo-AL, foi construída pela Família Lemos com uma passagem secreta para esconder os escravos fugitivos.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Igreja de Nossa Senhora da Corrente
Localização: Penedo-AL
Número do Processo: 740-T-1964
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 07/1964

Descrição: A Igreja Nossa Senhora da Corrente foi construída pela Família Lemos que era contra a escravidão. Então, ao construir a igreja eles fizeram uma passagem secreta para esconder os escravos fugitivos. Foi iniciada em 1764 pelo capitão-mor José Gonçalo Garcia Reis e concluída por volta de 1790 pelo capitão de ordenança André de Lemos Ribeiro. A origem do nome do templo é explicada por várias origens, associadas ao imaginário popular. A primeira está associada ao sobrenome de uma das suas benfeitoras, Ana Felícia da Corrente, e à padroeira da igreja, Nossa Senhora, além da proximidade com um rio. Outros acreditam que o nome foi dado pelo português José Gonçalo Garcia Reis, que, conseguindo libertar-se de uma prisão da sua pátria, fugiu para o Brasil e chegou a Penedo ainda com um pedaço da corrente.
A igreja tem como elementos decorativos destacáveis o altar-mor, arco-cruzeiro, sanefas e púlpitos. O concheado tem sinuosidade preciosa, colocado sobre um fundo jaspeado com detalhes em vermelho e ouro, valorizado pelo fundo branco e por feixes de luz que chegam da fachada. Pequenas estátuas portuguesas, em estilo presépio, também são elementos graciosos do conjunto. Germain Bazin disse que a decoração da igreja é “um conjunto admirável”, o que faz do templo, “quase desconhecido”, “um dos mais bonitos do Brasil”.
Fonte: Wikipedia.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS

MAIS INFORMAÇÕES:
Patrimônio de Influência Portuguesa
wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.