São Paulo – Residência de Júlio Guerra


Imagem: Google Street View

A Residência de Júlio Guerra, em São Paulo-SP, é referência da ocupação urbana do antigo Município de Santo Amaro.

CONPRESP – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo
Nome atribuído: Residência de Júlio Guerra
Localização: Av. João Dias, nº 750 e 754 – Santo Amaro – São Paulo-SP
Resolução de Tombamento: Resolução 24/14

Descrição: Considerando que o imóvel situado à Avenida João Dias, 750 e 754 é referência da ocupação urbana do antigo Município de Santo Amaro, propriedade do artista santamarense Júlio Guerra;
Considerando a necessidade de valorizar o significado da antiga residência e estúdio do consagrado artista plástico Júlio Guerra; e
Considerando o valor arquitetônico, ambiental, histórico e afetivo dessa edificação, exemplar da primeira metade do século XX.
Fonte: Processo de Tombamento.

Descrição: Júlio Guerra (Santo Amaro, 20 de janeiro de 1912 — São Paulo, 21 de janeiro de 2001) foi um escultor brasileiro.

Nasceu no então município paulista de Santo Amaro (atualmente, um distrito da cidade São Paulo), e começou a estudar na Escola de Belas Artes de São Paulo em 1930.

Júlio Guerra é autor de alguns monumentos que viraram referência em espaços públicos da cidade de São Paulo, como na Avenida Santo Amaro (Estátua do Borba Gato)[1] e Avenida Adolfo Pinheiro (Mural do Teatro Paulo Eiró), além da Mãe Preta, que fica no Largo do Paissandu. Além disso, existem obras fora do circuito cultural do bairro e em lugares mais afastados das principais ruas da capital paulista, como a escultura sobre um dos túmulos da família Schimidt, no Cemitério de Santo Amaro, mostrando Jesus Cristo deitado afagado por Maria.
Fonte: Wikipédia.

FOTOS:


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.