São Paulo – Sociedade União Fraterna


Imagem: Andressa Maria Oliveira

A Sociedade União Fraterna, em São Paulo-SP, foi fundada em 1925 a partir da fusão entre a Sociedade Ítalo Brasileira de Mútuo Socorro (1907) e o Mútuo Socorro Centro Operário (1922).

CONPRESP – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo
Nome atribuído: Sociedade Beneficente União Fraterna
Localização: R. Guaicurus nº 1 a 59 esquina com R. Faustolo – Água Branca – São Paulo-SP
Resolução de Tombamento: Resolução 06/94

Descrição: O Edifício da Sociedade Beneficente União Fraterna é um prédio histórico […]. Concentra as atividades da União Fraterna, fundada em 1925 a partir da fusão entre a Sociedade Ítalo Brasileira de Mútuo Socorro (1907) e o Mútuo Socorro Centro Operário (1922) e localizada no distrito da Lapa, Zona Oeste da cidade de São Paulo.
Próximo a Estação Água Branca da CPTM e um local de fácil acesso, no encontro entre as ruas Guaicurus e Faustolo, destaca-se por seu conjunto arquitetônico, datado do início da década de 1930. Em meio a diversos galpões abandonados e fábricas desativadas, é um dos únicos edifícios antigos em pleno funcionamento na região.
Nos dias atuais possui, além do direcionamento filantrópico da própria sociedade beneficente, uma função comercial. Frequentemente são oferecidos serviços com foco na comunidade de idosos e a realização de eventos e bailes de diversas celebrações, uma vez que seu salão principal pode ser alugado previamente.
Fonte: Wikipedia.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
wikipedia
São Paulo Antiga


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.