Registro – Igreja Episcopal Anglicana


Fonte: Nascimento, Scifoni, 2008, p. 45

A Igreja Episcopal Anglicana, em Registro-SP, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Bens Culturais da Imigração Japonesa no Vale do Ribeira – Igreja Episcopal Anglicana
Localização: Registro-SP
Número do Processo: 1565-T-2008
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico : Iscrito em 03/2013
Livro do Tombo Histórico: Iscrito em 03/2013
Livro do Tombo de Belas Artes: Iscrito em 03/2013
DOSSIÊ DE TOMAMENTO

Descrição: A igreja Episcopal detodos os Santos localiza-se a 15 quilômetros da cidade de registro, no bairro da manga larga, junto ao morro do Votupoca. Faz parte da igreja Episcopal anglicana e da paróquia de Cristo rei, que, por vez, integra a diocese de São paulo.
A história da igreja inicia-se com a chegada, em 1923, do missionário Joãoyassoji ito a registro. ito, sendo natural de nagano, no Japão, veio para a região para ser missionário, também em razão da presença de seus irmãos que vieram ser colonos no empreendimento da KKKK.
Com o trabalho missioneiro crescendo e ganhando fiéis na colônia, o missionário contou com a ajuda de duas famílias, ikegami e Fukasawa, ambas com participação direta no processo de construção do templo. Com a doação do terreno para construção da igreja por parte do Sr. ikegami, em setembro 1927 foi lançada a pedra fundamental da igreja, com a presença do bispothomas. o lote onde está a igreja fazia parte da propriedade da família, que antes de habitarem a casa que ainda existe junto ao edifício religioso, já havia construído uma primeira morada.
O acesso é feito por estrada de terra, chegando-se pela lateral da edificação. Está implantada em pequena elevação do terreno, cuja vegetação mais imediata foi desmatada.
À sua frente um amplo gramado faz as vezes de átrio rural. neste foi erguido estrutura tipo galpão em concreto e amianto para as festas religiosas. ao fundo, foram também construídos novos banheiros.
Foi edificada pelo mestre-carpinteiro Wada, o mesmo que realizou, alguns anos depois a casa da Família Fukasawa, e mão de obra utilizada foi a própria comunidade de imigrantes.
Em 1929 foi inaugurada esta que é para alguns, a primeira igreja construída por imigrantes japoneses no Brasil.
Apresenta grande riqueza de detalhes construtivos empregados pelo mestre-carpinteiro que a construiu. A estrutura independente em madeira encaixada e vedações em taipa de mão, ergue-se cerca de 30 cm do solo por pilares de tijolos maciços. o acesso se dá pelo guenkan, elemento da arquitetura japonesa vestíbulo de entrada, onde eram retirados e deixados os sapatos.a varanda, cuja cobertura é extensão da cobertura da própria casa, circunda a face frontal e as duas laterais. o telhado tem desenho irimoya, cuja empena que tradicionalmente serve à ventilação, é fechada.
Fonte: Dossiê de Tombamento.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
IPHAN
Nascimento; Scifoni
Publicação da instituição


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.