Registro – Fábrica de chá Kawagiri


Imagem: Dossiê de tombamento

A Fábrica de chá Kawagiri, em Registro-SP, foi tombada por sua importância cultural.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Bens Culturais da Imigração Japonesa no Vale do Ribeira – Fábrica de chá Kawagiri
Localização: Registro-SP
Número do Processo: 1565-T-2008
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico : Iscrito em 03/2013
Livro do Tombo Histórico: Iscrito em 03/2013
Livro do Tombo de Belas Artes: Iscrito em 03/2013
DOSSIÊ DE TOMAMENTO

Descrição: A fábrica de chá Kawagiri está implantada em terreno sem desníveis, junto à estrada de terra principal de acesso à propriedade, no bairro areias. Sua edificação segue as proporções das demais fábricas de chá estudadas, como a Shimizu e a Shimabukuro, com estrutura modulada em madeira, vedações em taipa ou em tijolos e diversas aberturas, sobretudo no pavimento superior para garantir a aeração e secagem das folhas de chá.
O pavimento térreo tem estrutura de pilares periféricos de tijolos maciços aparentes, e, em seu intercolúnio, grandes caixilhos em madeira, sem vidros, com aberturas ao exterior. os pilares internos são em madeira e sustentam os barrotes do piso do andar superior, todo em madeira.as janelas do segundo pavimento consistem em esquadrias de
madeira sem vidros com aberturas pivotantes em dois níveis, acima do peitoril e abaixo do mesmo até cerca de 30 cm do piso. na lateral esquerda da edificação localiza-se a chaminé em tijolos aparentes.
Um corpo mais alto, porém integrado ao corpo da fábrica, tem cobertura que se projeta ao exterior da edificação, perfazendo uma varanda de pé-direito duplo. A vedação do segundo pavimento deste corpo é feita em madeira. a cobertura de telha cerâmica foi substituída por amianto, sem que isto comprometa a leitura do bem imóvel, embora
disturbe sua unidade potencial.
A moradia primitiva e a segunda moradia dos colonos foram demolidas, não restando vestígios das mesmas. uma nova edificação em alvenaria de tijolos e estrutura de concreto armado foi construída para abrigar a família.
Fonte: Dossiê de Tombamento.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
IPHAN
Nascimento; Scifoni