São Paulo – Biblioteca Mário de Andrade e Praça Dom José Gaspar


Imagem: Condephaat

A Biblioteca Mário de Andrade e a Praça Dom José Gaspar, em São Paulo-SP, foram tombadas por sua importância cultural.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: Biblioteca Mário de Andrade e Praça Dom José Gaspar
Localização: Rua da Consolação, nº 94, com Praça Dom José Gaspar – Consolação – São Paulo-SP
Número do Processo: 51479/05
Resolução de Tombamento: Resolução 82, de 20/08/2013
Publicação do Diário Oficial: Poder Executivo, 21/08/2013, p. 49
Livro do Tombo Histórico: Nº inscr. 406, p. 120

Descrição: A criação da Biblioteca ocorreu em 1926, mas é durante o Estado Novo e no contexto de criação do Departamento de Cultura de São Paulo, comandado por Mário de Andrade, que este novo e imponente edifício é planejado e sua obra executada – entre 1938 e 1942. O grupo de modernistas da vanguarda da “Semana de 22” – Mario de Andrade, Rubens Borba de Moraes, Paulo Duarte, Alcântara Machado, Sérgio Milliet entre outros – ambicionavam uma política cultural para o país, irradiando de São Paulo.
O novo edifício, também configura a nova política de ocupação da cidade, que previa a expansão urbana para além do triângulo do Centro Velho, constituindo o Centro “Novo”, numa cidade com características de metrópole e pensada para o automóvel particular. Trata-se de edifício projetado por Jacques Pillon, contratado para executar um novo prédio para a já exígua Biblioteca Municipal, que ocupava um modesto edifício na Rua Sete de Abril. Dois quesitos fundamentais foram atendidos no projeto: a construção de um grande edifício capaz de suportar acréscimos de documentos, abrigar áreas de serviços técnicos e atendimento ao público e ainda contar com espaços para abrigar atividades ligadas à cultura como exposições, palestras, concertos etc.
A composição geral do edifício articula volumes assimétricos e a opção plástica é feita com elementos sóbrios de linguagem geométrica que caracteriza as obras públicas da década de 1940 na cidade de São Paulo, essencialmente vinculadas à administração do Prefeito Prestes Maia: elementos como linhas retas, segmentos curvos, caixilhos de ferro e vidro, revestimento de massa raspada.
Quanto à Praça D. José Gaspar, localizada atrás da edificação, proporciona um “respiro” que foi obtido através de demolições e desapropriações feitas com esta finalidade por ocasião da implantação do edifício. Da mesma época são o alargamento da Av. São Luis, a abertura da rua Marconi e a construção de grande parte dos edifícios destas vias e da rua Xavier de Toledo.
Fonte: Processo de Tombamento.

CONPRESP – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo
Nome atribuído: Praça Dom José Gaspar
Localização: Consolação – São Paulo-SP
Resolução de Tombamento: Resolução 02/17 (EX-OFÍCIO)

Descrição: Considerando que a Biblioteca Municipal Mário de Andrade, edificação de destaque na área central da cidade, conserva a essência de seu espaço e concepção original que é perfeitamente integrado à Praça Dom José Gaspar.
Fonte: Processo de Tombamento.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS 1
PANORAMA 360 GRAUS 2

MAIS INFORMAÇÕES:
wikipedia
site da instituição


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.